03 setembro, 2008

Crônicas: Olha que coisa mais linda!!!


No último sábado houve uma feira da Cultura na escola dos meus filhotes.
O objetivo era comemorar os 50 anos da Bossa Nova.
Fiquei feliz com o fato, porque, quem me conhece bem, e já leu meu livro, sabe que sou fã incondicional e que não gosto apenas por causa do modismo do jubileu de ouro, e sim porque fui "doutrinada" por mamãe e papai a ouvir as coleções de LP's que eles tinham com músicas de João Gilberto, Maysa, Vinícius de Morais, Tom Jobim e companhia.

Felizmente vejo que meus filhos também gostam do estilo, já que depois da feira da cultura na escola, passaram inclusive a cantar quando coloco os meus CDs em casa para tocar!!!

Tudo isso prova o seguinte: boa música é para sempre!!! E é por isso que a Bossa Nova ultrapassa gerações e conquista novos fãs, ainda pequeninos.

Para resumir, citarei uma curiosidade que foi apresentada na palestra de abertura da feira da cultura, feita pelo professor Chico Mendes (historiador da PUC e não o ambientalista morto na Amazônia hehehe), sobre a história da Bossa Nova no Brasil.

Ele disse que a toda vez que o Brasil passa por um processo de crescimento econômico e estabilidade, a classe média começa a sentir uma necessidade de manifestação cultural mais "expoente". Foi assim nos anos 20, quando um grupo de intelectuais da classe emergente paulista criou um movimento que conhecemos como a Semana de Arte Moderna, e igualmente foi assim nos anos 50 quando um grupo de jovens da zona sul do Rio de Janeiro criou a Bossa Nova.

Fico feliz que o Brasil tenha tido momentos econômicos satisfatórios que tenham nos brindado com heranças boas até hoje.

No entanto, convido vocês refletirem comigo....
Se vivemos num momento que nós, da classe média, pagamos 27% de imposto para "sustentar" esse país,
se nós da classe média que pagamos por saúde, educação e segurança,
se nós da classe média não conseguimos juntar riquezas,
se nós da classe média temos "empobrecido" com os governos...
será então que isso explica porque o movimento cultural da atualidade é "ADO ADO ADO CADA UM COM SEU QUADRADO" ou o "CREU, CREU, CREU CREU CREU" !????????

É... acho que sim não é? rs rs rs rs

Bem, eu gostaria então de fazer um apelo básico: não vamos esperar por um novo boom economico para salvar nossa geração!!!! (até porque eu divido que isso aconteça antes da minha terceira idade hehehhe)...
Vamos então tentar dar valor ao que de bom aparecer !!! E olha que tem muita coisa boa por aí!!! Na dúvida coloquem na MPB FM e curtam o que de bom tem aparecido...

ou então, se nada de bom surgir nos anos atuais, o que vamos comemorar daqui a 50 anos???
O centenário da Madonna??? ( Bem eu acredito que ela vai chegar lá e naquela data eu espero conseguir ingresso para o show!!! :-


bjo a todos

Raque em campanha pela boa música!!!!

Nenhum comentário: