25 maio, 2009

Ralph Macchio, uma guitarra e uma menina de 15 anos



Há uns dias eu convidei alguns de vocês para um show de blues no bar "Rio Rock & Blues Club" na Lapa e também para o próximo "Rio das Ostras Jazz & Blues Festival" em junho.

Por que insisto tanto nesses convites e falo tanto do estilo? Ora, porque ouvir as guitarras solando e a bateria num ritmo gostoso e ainda os timbres possantes das vozes viris e grossas cantando é gostoso demais!!!!!! Acho inclusive o blues um dos estilos mais sensuais e inspiradores que conheço. :-). O corpo se solta, o swing da canção mexe com o astral, dá vontade de subir na mesa e ...

e...


... e....


...e cantar ora bolas!!!!! (;-)

(Ou,algo mais "interessante" se é que me entendem ;-) )!!!

Talvez até vocês não concordem, e achem que seja música de velho ou chata de ouvir. Mas acredito que alguns tenham preconceito por não conhecerem, assim como eu não conhecia e ignorava completamente até que aprendi a gostar de blues assistindo ao filme "A Encruzilhada".

O filme é estrelado pelo ator Ralph Macchio, o mesmo lindinho de Karate Kid e pelo qual eu era apaixonada naquela época com meus 15 aninhos. Ele interpreta um garoto talentoso na guitarra, que vai até o sul dos EUA atrás de uma música que o leve a fama e ao sucesso. O filme mostra velhos músicos conhecidos de blues e tem a famosa cena de desafio de guitarras entre Ralph e o Stevie Vai e a cena final de Ralph tocando com um antigo bluesman numa encruzilhada (diz a lenda que famosos bluesmen faziam pactos em encruzilhadas para obter o sucesso... espero que seja apenas lenda rs rs rs ... tenho medo!!! :-O ).

Como eu adorava Ralph Maccio e também adoro música não foi dificil me apaixonar pelo filme e de quebra aprender a gostar de blues desde então!!!!

Tanto que baixei recentemente uns mp3 de blues na internet e fui surpreendia com o mesmo estilo cantado por árabes, indianos, japoneses, e até italianos, mas com o mesmo ritmo, estilo, batida... como numa linguagem universal. É muito bacana de ouvi-los!!! Imaginem samba cantado por japones!!!???? Soa meio estranho e diferente, não é??? rs rs rs rs.

Mas porque estou falando tanto de blues? Bem, porque tenho o desejo humilde e ingênuo de fazer vocês conhecerem um "cadinho" de blues e explicar porque eu aprendi a gostar desse estilo.

Para uma mocinha de 15 anos, Ralph Macchio era uma boa motivação com aquele jeitinho indefeso e aquela carinha de bebe carente que ele tinha!!!! rs rs rs rs rs rs

Mas a velha Raquele, 20 anos depois, permaneceu gostando porque realmente é muito bom pela musicalidade, ritmo etc e por isso desejo compartilhar com vocês uma música que é um tributo aos grandes mestres do blues.

Se puder, ouçam, pois entederão através de áudio o que tentei explicar aqui em palavras!!!!



Espero que pelo menos eu tenha cumprido a humilde missão de lhes apresentar ao estilo rs rs rs e com sorte que tenham aprendido a gostar um "cadinho" :-)

uma semana deliciosa e divertida a todos vocês!!!!

Nenhum comentário: