09 agosto, 2008

Crônicas: Quem ama frustra! - Aos pais


Recebi um grande presente da escola dos meus filhos.
Em vez de festinha de dia dos pais, com musiquinhas, apresentações, gincanas, a escola nos ofereceu uma inovação: uma palestra com o psicanalista César Ibrahim, da PUC, sobre "As funções determinantes que tem a família na educação dos filhos para um mundo diferente".

Soa meio creme e chato, e realmente é creme, e chato no seu formato, mas absolutamente fabuloso em seu conteúdo.
E como o Dia dos Pais está próximo, me sinto no desejo de compartilhar essa experiência com vocês e depois argumentar e homenagear os pais. O texto é longo, me desculpem, mas é com o desejo sincero que nos faça refletir sobre o "pai" que todos nós somos para as crianças ao nosso redor, e um reconhecimento a todos os "pais" que foram responsáveis por nossa formação.

Em primeiro lugar, desejo falar aqui da figura Materna e da figura Paterna que a psicologia usa para atribuir ações diferenciadas à educação dos filhos.

A figura materna é a que cobre de amor, carinho, é a que acolhe. E deve e pode ser exercida por qualquer membro da família, o pai, a mãe, os avós e os tios, oferecendo alento e o carinho aconchegante na educação das crianças. É a figura materna que oferece o beijo, o abraço, o "eu te amo", necessários para a criança se sentir acolhida, amada e segura.

A figura paterna é a que regra, dita, restringe, frustra, disciplina, e é igualmente exercida por pai, mãe, avós, tios, com o objetivo de exercer a "lei", impor as regras de casa, promover a ordem sobre a educação das crianças...a bronca, o castigo, o tapinha, o "não", necessários para a criança se sentir limitada, frustrada e tolhida.

E é esta figura paternal, tão necessária na formação das crianças, e muitas vezes tão difícil de ser excercida, que deve ser comemorada do no dia dos pais, afinal, uma educação sem uma presente e ativa figura paternal comprometerá a saúde mental e emocional desta criança na vida adulta.

O César Ibrahim falou muitas coisas importantes, necessárias, interessantes, novas, antigas:

Quem ama seu filho, O FRUSTRA!!!!!!

Quem ama seu filho, deixa que ele seja INFELIZ!!!!!

Quem ama seu filho, traumatiza!!!!

Quem ama seu filho, pune!!!!

Quem ama seu filho não é permissivo, é restritivo!!!!

E eu acrescento que a bíblia diz "Quem ama, dá a vara" (calma!!! nao é vara de marmelo!!! e sim punição)

e quem não lembra da frase de Che Guevara "Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás". ( Devemos ser duros, mas sem jamais perder a ternura).

Segundo Cesar Ibrahim, é preciso proporcionar aos filhos a frustração, sem a qual não há aprendizado, não há crescimento. Crianças que são eventualmente frustradas, saberão lidar com as adversidades da vida adulta de forma muito mais madura e segura do que aquelas que são tratadas com todo o cuidado e carinho, sem jamais ouvirem um não, sem jamais "sofrerem" uma angústia.

É preciso dar às crianças deveres e jamais tirar delas a responsabilidade de concluí-los, pois ela precisa passar pela angústia durante o processo, porque o mundo é seletivo com os que não são preparados, com os que não se dão ao trabalho de se esforçarem. E sem esta angústia, sem essa preocupação, eles jamais aprenderão como "se virar" quando adultos.

Quando o microfone foi aberto, perguntei a ele sobre o oposto da permissividade, ou seja, o excesso de restrição e rigor, já que muitas vezes nos sentimos meio culpados em casa pelo excesso de "broncas" e "punições" que damos. E perguntei a ele sobre o que chamo de nossa lei de CAUSA e EFEITO. E contei sobre o dia que pela 5a vez reclamei que encontrei a tábua do vaso sanitário com xixi do JP por ele novamente não ter levantado e que o fizemos levantar e abaixar a tábua 200 vezes para que nunca mais esquecesse de levantar antes de fazer xixi. Ou então do dia que pela 6a vez reclamei com a Malu por andar de meias sem chinelos, deixando-as pretas e sujas, e então a fiz lavar a meia, para deixa-las branca e faze-la ver o quanto é trabalhoso para nossa empregada. Disse ao psicologo que por essas e outras coisas, sou a bruxa de casa e o pai o carrasco nazista, e que sempre ouvimos que somos os piores pais do mundo e que isso dói ouvir, e por isso questionamos se não era um exagero. (Isso porque não contei do quarto escuro, ou que os amarramos e os amordaçamos, ou dos banhos frios quando estão tendo crise de choro, ou da surra de vara de marmelo... (hhehehe brincadeirinha..)

Ele disse:

"Raquele, parabéns, você é a bruxa hoje, mas seus filhos a verão como fada na vida adulta. Quem for fada agora, pagará o alto preço de ver o próprio filho ser punido pela própria vida, pelo ambiente de trabalho, pela polícia, pelas autoridades, e a bruxa para essas crianças será algo muito pior e maior".

Ele trouxe paz ao meu coração!!!!!! Eu sou bruxa!!! Mas vou virar uma fada!!! Wheeeee!!!!! Que alívio!!!!

Vocês não têm idéia de como é HORRIVEL ouvir "você é a pior mãe do mundo" das duas pessoas que você mataria para salvar!!! Das duas pessoas que deixaram você com uma barriguinha flácida cheia de estrias e mesmo assim, você ficaria novamente com 93 kg para parí-las!!! (bem... nem tanto, mas quero falar do sacrificio, entende hehehehe...)

Enfim, somos e devemos ser paternais na medida certa, e equilibramos com nosso lado maternal, promovendo, eu acho, a boa educação emocional e mental de nossos filhos. Vamos errar muito eu sei, mas nada que a terapia analítica psicológica não os ajude da vida adulta hahahah

Bem, essa palestra veio reforçar um sentimento que vinha tendo desde o início da semana ao pensar no dia dos pais, no texto que gostaria de escrever e no meu próprio pai.

Chorei muitas vezes emocionada esta semana ao lembrar do meu velho, filho de alagoano, ariano de sangue quente, cabeça dura ao extremo, contador de causos, e um pai que apesar de todos os seus erros como marido e homem, me marcou positivamente e que me ensinou muitas coisas importantes.

Meu pai e minha mãe, no exercício enérgico de suas figuras paternais me disseram muitos nãos, e eu, muito "adulta e esperta" argumentava, querendo convencê-los do contrário. Mas não tive sucesso!!! Me entristeci, me irritei, me magoei muitas vezes. Me frustei!!!!!

AINDA BEM!!!

Porque todos os "nãos" que ouvi, todas as frustações que sofri, todas as amarguras que ele e minha mãe me impuseram me transformaram naquilo que sou hoje.

Tudo bem que eu sei que não sou lá essas coisas hehehehe mas quem disse que educar é facil???... eles tb erraram, tá? Mas o que importa é que tentaram acertar, e na tentativa deles, produziram dois adultos estáveis financeira, emocional e psicologicamente, aptos a criarem uma nova geração igualmente estável (assim eu espero e tento heheehe).

E tudo aquilo que me tornei, devo em parte a essas duas figuras paternais que tanto me frustaram.

Por isso, nesse dia dos pais, peço uma reflexão. Lembrem-se de todos aqueles que impuseram limites, restringiram seus desejos, frustaram seus sonhos, regraram seus atos... e diga a eles o quanto você os ama, porque eles é que foram seus verdadeiros PAIS!!!!! E agradeçam a eles pelo que você tornnou hoje.

E vocês que não têm filhos, saibam que podem e devem ter o direito de exercer essa figura paternal sobre todas as crianças que vocês vtenham contato, porque criança que se tornará um adulto estável é aquela que é traumatizada- frustrada - limitada e principalmente AMADA!!!!!!

Para meus pais:
Dinei, vc é meu heroi!!! Ninica vc é a minha fada!!! Obrigada pelo "pai" que você dois foram para mim e para o Xanxan!!!! AMO VCS!!! Mesmo tendo dito tantas vezes que vocês eram os piores pais do mundo. ;-D (to pagand pela língua hahahahahaha)

BEIJO E ABRAÇO A TODOS OS PAIS COM MUITO CARINHO E MANTENHam A FIRMESA COM SEUS FILHOS, POIS PRECISAMOS DE ADULTOS SAUDAVEIS PARA UM MUNDO MUITO MELHOR!!!!!!!!!

Curtam mto o dia de vocês!!!!

BJOCAS

Raquele Braga - 09-08-2008

Nenhum comentário: