19 abril, 2009

Todo dia era dia de índio!


Hoje é dia do Índio
(sim... to sempre lembrando datas... eu sei rsrsr... talvez por isso eu sempre tirava 10 em Educação Moral e Cívica hahahaha )

enfim... hoje é dia do índio... e como Baby Consuelo costumava cantar, todo dia era dia de índio... mas agora ele só tem o dia 19 de abril!!!!

Então se é hoje dia deles, aqui vai um "testículo" para lembrar a data!!!!

Ainda existem alguns espalhados pelo Brasil, e não só os da reserva Rapoza do Sol lutando com arrozeiros por suas terras... ou em Mato Grosso ou Amazonia.

Os índios estão espalhados pelo Brasil todo, e bem aqui perto da gente os encontramos nas ruas em Paraty, Ilha Grande e Angra dos Reis, da tribo dos Caiçaras, largados e roubados de sua cultura e habitat...

enfim... sem discussões antropológicas-sociais-culturais, vamos apenas lembrar que eles existem!!!!!! E quiçá de alguma maneira possamos ajudar a preservar suas origens e principalmente suas condições de vida: eles também precisam ter acesso a internet e Wi-FI e não só as favelas do Rio!!!! Índio tb é gente!!!!!

Brincadeiras e discussoes politicas-sociais a parte, eu sempre gostei de índio... lembro de ter 4 anos e ir no museu e ter visto um índio nú e perguntado para minha mãe o que era aquilo ali no meio dar pernas da estátua do índio... não lembro da resposta de mamãe mas aos 35 anos quase completos a lembrança daquela estátua ainda é viva na minha cabeça... (trauma de infância, será??? rs rs rs rs)

Bem, por que eu gosto de índio? Porque sempre ouvi as histórias da minha avó materna nascida e criada em Angra dos Reis. Vovó é branquinha, e em seus 93 anos é dona de uma pele sedosa!!!!! (que inveja!!!!) Ela é filha de português com índia caiçara. Além de outros 5 filhos, vovó deu a luz a uma linda filha de cabelos lisos, sedosos e negros com uma pela morena clara, que vem a ser minha amada e idolatrada mamãe, cuja semelhança com Glória Pires não é mentira!!! E como diria vovô e papai, mamãe fechava o comércio!!! rs rs rs rs E ainda fecha!!! humf!!

Bem, sou bisneta de índia e me orgulho disso e já que eles só tem o dia 19 de abril então vamos lá : viva o dia do índio!!!!!! E para comemorar, seguem umas fotos mto legais que e eu "roubei" do orkut do meu colega de faculdade e fotógrafo Gustavo Macabu. Sao fotos de índios de Paraty bem atuais. Parabéns pelas fotos Macabu!!!!

bjocas ebom domingo a todos!

Nenhum comentário: