16 abril, 2009

Ray Charles e Cartola

Uma das coisas que adoro fazer quando vou na casa dos meus pais é pegar algum CD emprestado do meu pai.
Infalivelmente uma CDteca de dar gosto aos "coroas" sessentoes. E sempre descubro algum tesouro antigo por lá.
Foi o que fiz domingo de Páscoa quando descobri um The Best of Ray Charles.

Excelente ouvir aquele blues tocado ao piano que ninguem melhor do que ele toca (ou tocava melhor dizendo) e acompanhado de instrumentistas igualmente bons...
Virou trilha sonora do meu carro essa semana, e devo confessar que dirigir ouvindo o piano, percebendo o trompete, os acordes do contra-baixo e as notas do clarinete é bommmmm demais... o ritmo... melodia... enfim tudo delicioso e relaxante... e me faz entrar em alfa, beta e gama (e eu nao fumo maconha viu!!!! rs rs rs rs).. simplesmente curto boa musica... e para mim música boa sempre me dá o maior "barato"... rs rsrs

sugiro um dia se puderem fazer o mesmo... vao entrar em alfa!!! e abram a mente pq blues é mto gostoso!!!!

Bem, como sabem Ray Charles era cego... e Cartola, bem, não era cego mas tinha problemas "nas vistas" que não sei o que era.
E não posso deixar de perceber a semelhança física dos dois... com seus infalíveis óculos escuros, e pele negra moreno...

Mas além da semelhança física, hoje deparei-me com Cartola e pela primeira vez o ouvi com os ouvidos do coração e finalmente o "conheci". Antes apenas tinha ouvido falar, sem prestar atenção. E para minha alegria gostei do que ouvi!!!!

Cartola é o cara!!!!! E assim como Ray Charles abusava do piano, Cartola fazia com o violão, fazendo miséria com o instrumento.

Além disso a poesia das músicas de Cartola chama atenção pelo tom afetivo, existencial, até dramático, de um ritmo tido como popular e vindo do morro! O choro e o samba de roda!!!! A meu ver imperdível!!!!! Até Marisa Monte o interpretou!! Sem falar de Cazuza e Ney Matogrosso!

bem, chorinho e blues sao coisas antigas, de sessentoes, mas se bebemos bons vinhos envelhecidos, dizemos que panela que dá bom caldo, e sabemos que pessoas maduras sao bem mais interessantes, então porque não também dar vez a esses dois coroas e desfrutar de suas músicas...

bem é um convite... uma sugestão... e assim como eu, espero que gostem!!!! mas se nao gostar tb nao tem problema...

CARTOLA


RAY CHARLES


Nessas horas fico feliz de ser "mente aberta" e ouvir coisa "velha". Assim, não privo meu ouvido de degustar boas coisas, afinal nada marcante surge atualmente digo de nota.

Nenhum comentário: