14 março, 2011

Equinócio de Outono

Equinócio de Outono

Dia 20 de março, é  início do outono e com ele a fase das reflexões.
Oportunidade de reavaliar tudo:De deixar o velho partir.
De exercermos o desapego.
De nos libertarnos das amarras que nos aprisionam.
Do novo chegar.

Celebrações são ritos de passagem. Marcam o final de um ciclo e o começo de outro, nos situam no contexto do todo, inserem nosso micro-cosmo pessoal dentro do macro-cosmo Vida.

Nos convidam a olhar para trás, para o ciclo que está finalizando, e descobrir o que aprendemos, quais foram nossos erros e nossos acertos; e nos dão informação sobre o próximo ciclo, sugerindo como deveremos agir, quais deverão ser nossos próximos passos.

Prestar atenção nos ciclos, entendê-los, honrá-los e celebrá-los é extremamente terapêutico. Essas práticas restabelecem a conexão com nós mesmas, nos dão alegria, paz e tranquilidade.
Recuperar essas tradições de passagem, esses ritos e celebrações, essa forma de contar o tempo, só depende de nós.

O Equinócio de Outono é o período de dia e noites iguais marca o inicio do descanso do Sol, e a época da colheita, para ceifar aquilo que semeamos no Equinócio de Primavera.

A abundancia da colheita está presente, mas assim também o senso de preparação e do armazenamento para o frio e escuro inverno, e para a transformação da natureza.

É tempo de entrarmos em nosso interior e de nos prepararmos para sobreviver, física e espiritualmente, durante os meses de inverno.

Na celebração do Equinócio de Outono, é importante que cada pessoa dê fim a algo que esteja deixando em sua vida, alguma emoção ou padrão de hábito que deseja que morra nessa época. Após isso, poderá fazer preces de gratidão pelo que lhe tenha sido dado através da colheita e da abundância da Terra.

É o período da colheita, quando podemos reunir as recompensas por nossos esforços.

Em um ritual de equinócio, deve-se  trabalhar a imaginação mental e as novas idéias para o próximo ano. Nossos desejos e imagens surgirão como novas sementes quando da chegada da primavera.