Querida Malu,
Hoje comemoramos o Dia Internacional da Mulher, e gostaria de escrever essa carta para você.
Hoje você tem apenas 7 anos e eu, 34.
Talvez você não vá entender muito bem o que escreverei. Suponho até que haverão interpretações diversas quando você tiver seus 14, 21, 28, 35 anos e até quando envelhecer.
Em primeiro lugar, queria tentar explicar o que é ser mulher.
Na verdade ninguém nunca me disse explicitamente, e o que aprendi, foi através do gostoso exercício de viver: experimentando sempre, sentindo a alegria do regozijo ou a dor do sofrimento.
Só posso lhe dizer que não somos mulheres pelo simples fato de pertencermos ao sexo feminino.
Há muitos homens que também pertencem a esse gênero, e como sempre lhe ensinei, respeite-os porque são seres humanos como você!
Também não nos tornamos mulher quando temos nossa primeira menstruação.
Isso apenas nos torna capazes de gerar vidas em nosso ventre, e do jeito que vamos indo, a medicina será capaz de fazer isso sem nossa ajuda, logo logo.
Não creio que seja o primeiro beijo ou a primeira transa que nos torna mulher.
Tal fato apenas nos torna sexualmente ativas. Mas há muitas mulheres que optam pela vida celibatária, como as freiras, e ainda assim são mulheres.
Em todo o caso, se não for essa a sua opção, você aprenderá que uma das coisas mais gostosas da vida de uma mulher é o prazer físico que existe numa gostosa relação afetiva.
Bem filha, dizem que quando parimos tornamo-nos mulheres pois passamos a ser mães.
Mas não concordo, porque há tantas que optam por não ter filhos, e ainda assim são mulheres.
Há quem diga que mulher de verdade é aquela que é sensual, que cuida da pele, dos cabelos e do corpo, que sempre está alinhada com a moda, tem elegância, beleza estonteante, atrai olhares e viradas de pescoço e ainda alimenta os mais inquietos desejos.
Mas há muitos "travecos" que fazem o mesmo, e não são mulheres.
A inteligência também poderia ser algo que definiria a mulher.
A capacidade de realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo, a sensibilidade emocional e a habilidade linguística, que tornam as mulheres grandes especialistas em suas áreas, quando se dedicam com afinco.
Mas há tantas mulheres que aprendem que a "burrice" é atraente, e mesmo assim são mulheres. Creio que esse não será seu caso, afinal burrice é tão "feia" quanto falta de beleza, lembre-se sempre disso.
Como vê, Malu, ser mulher é mais do que nascer como uma.
É mais do que um ritual de passagem.
É mais do que um evento fisiológico, emocional ou social.
É mais do que ser educada para tal.
Ser mulher é algo que se descobre com o tempo, com a experiência e até com a vivência com outras mulheres.
Muitas cruzarão seu caminho, numa relação de amizade, profissional, de escola, num bate papo na fila de banco... Não importa onde, apenas nunca deixe de ouvi-las.
Maduras, infantis, casadas, solteiras, fiéis, adúlteras, espíritas, evangélicas, lésbicas, donas de casa, profissionais, mães, tias, avós, anti-crianças, galinhas, santinhas, workaholics, patricinhas, feias, gordas, lindas, esbeltas, altas, baixas, mal amadas, inseguras, deslumbrantes, radiantes...
Cada uma delas lhe dirá algo que poderia ser resumido numa frase feita sobre o que é ser mulher.
E como elas, eu também tantarei dar a minha versão.
Ser mulher...
É amar a si mesma, cuidando bem e sempre da sua alma, da sua mente, do seu coração e do seu corpo.
É amar a quem está ao seu redor, com dedicação, respeito, afeto e carinho, sem que isso implique em perder seu amor próprio, e sem que alguém abuse de sua bondade e bom coração.
É ter sabedoria para usar a emoção a seu favor e sem que se torne escrava daqueles que possam abusar emocionalmente de você.
É saber que pode ser boa na sua área de atuação, sem medo de competição com os homens, e sem que isso se torne guerra dos sexos.
É ser inteligente, culta e estudiosa, sem vergonha de ser mais esperta e sem medo de que isso afaste os homens. Se alguns deles não gostam das mais cultas, que se mandem, afinal, burros são eles.
É rir de si mesma, e rir alto!!! É permitir ser colorida num mundo creme e amargo. E isso sei que você vai fazer sempre, porque herdou de mim o senso de humor boboca afinal não há nada mais gostoso do que um humor travesso que nos torna meninas sapecas num corpo de mulher madura.
É ter prazer em tudo, sem deixar que a culpa ou alguém lhe impeça disso. Uma dica importante, filhota: Nós também merecemos gozar e não apenas servimos para oferecer o gozo!!! Acredite que muita mulheres não sabem disso e eu espero sinceramente que você não seja uma delas!!!
É menstruar 1 vez por mês, sofrer de cólica por 3 dias, ser sujeita as variações hormonais que incha o corpo, altera nosso humor, faz nascer acne, aumenta o apetite e ainda nos leva a ouvir "Ih!! Já vi que tá de TPM", e ainda ter que reprimir uma imensa vontade de usar uma AK-47!!!!!
É ter medo de barata e rato, mas aceitar fazer depilação à cera quente nas pernas, virilhas e etc...
É usar salto alto, para ficar elegante, quando uma sandália Havaina era tudo que você queria.
É gastar 10% do seu salário com você mesma para se sentir linda quando acordar de manhã olhando o espelho.
É chorar com comédia romântica e odiar os filmes violentos com muito sangue, tiros e mortes.
É comer chocolate quando está deprimida. Mas depois comer alface porque está sempre querendo emagrecer.
É acreditar em príncipe encantado, mesmo sabendo que TODOS OS HOMENS SAO SAPOS. Filha, é meu dever que você acredite na minha teoria sobre os sapos e pare de assistir filmes da Barbie!!!!!
É tudo mais que você descobrir ao longo de sua vida. Só não esquece de me contar, porque além de tudo isso, ser mulher é aprender sempre consigo mesma e com o mundo ao redor!!!!
um beijo filha
E um feliz dia internacional das Mulheres!!!!!
A para acompanhar a data uma música da minha ídola Rita Lee!!!!
2 comentários:
Minha amiga querida, saber-te assim: querida, amada e amiga me emociona e me faz mais rico do que o dono do maior dos diamantes. E sendo a Malu mais rica ainda que eu por ser sua herdeira.
Parabéns por todos os dias.
Que linda carta! Fico feliz de percebê-la inteira na relação com a vida! Parabéns e Malú vai ter sempre motivos pra agradecer a Deus por ser sua filha. Grande bj
Postar um comentário