29 março, 2011

O MESTRE ZEN E O TERREMOTO

Meditação, silêncio, mestria interior... Uma mensagem importante, alinhada com a medicina do Oeste, para refletirmos e buscarmos dentro de nós  a verdadeira segurança e assim alcançarmos  o equilíbrio necessário nos momentos difíceis... 

O MESTRE ZEN E O TERREMOTO 

Aconteceu que um mestre Zen foi chamado como convidado. Alguns amigos haviam se reunido e estavam comendo e conversando quando, de repente, houve um terremoto. O prédio em que eles estavam era um prédio de sete andares, e 
eles estavam no sétimo andar, então a vida estava em perigo. 
Todo mundo tentou escapar. O anfitrião, correndo, olhou para ver o que tinha  acontecido com o mestre. Ele estava ali sem sequer uma ruga de preocupação 
no rosto. Com os olhos fechados, ele estava sentado em sua cadeira da mesma 
maneira que estava sentado antes. 
 O anfitrião sentiu-se um pouco culpado, sentiu-se um pouco covarde; não fica bem que o hóspede fique sentado e o anfitrião fuja. Os outros, os outros vinte hóspedes, já tinham descido as escadas, mas ele parou, embora estivesse tremendo de medo, e se sentou ao lado do mestre. 

O terremoto chegou e passou, o mestre abriu os olhos e retomou a palestra que, por causa do terremoto, havia interrompido. Ele continuou novamente, exatamente na mesma frase - como se o terremoto não tivesse acontecido. 


O anfitrião estava agora sem vontade de ouvir, não estava com disposição de entender porque todo o seu ser estava muito perturbado e ele estava com muito medo. Mesmo que o terremoto já tivesse ido embora, o medo ainda estava lá. 


 Ele disse: 

"Agora não diga nada, porque não serei capaz de compreender, não sou mais o mesmo. O terremoto me perturbou muito. Mas há uma pergunta que eu gostaria de fazer. Todos os outros hóspedes haviam escapado, eu também estava na 
escada, já quase correndo, quando de repente me lembrei de você. Vendo você aqui sentado com os olhos fechados, sentado tão tranquilo, tão imperturbável, me senti um pouco covarde - sou o anfitrião, eu não deveria correr. Então voltei e estou aqui sentado ao seu lado. Gostaria de fazer uma pergunta. Nós todos tentamos fugir. O que aconteceu a você? O que você me 
diz sobre o terremoto?" 
O mestre disse: 
 "Eu também fugi, mas você fugiu para fora, eu fugi para dentro. Sua fuga é inútil porque para onde quer que você esteja indo lá também há um terremoto,  então é sem sentido, não faz sentido. Você pode alcançar o sexto andar ou quinto ou o quarto, mas lá também há um terremoto. Eu fugi para um ponto dentro de mim onde nenhum terremoto jamais chega, não pode chegar. Entrei em meu centro. 

Isso é o que Lao Tzu diz: 

 "Agarre-se firmemente ao princípio da Quietude" 
Se você é passivo, aos poucos vai se tornar consciente do centro dentro de você. Você o tem carregado o tempo todo, ele sempre esteve aí, só que você não sabe, não está alerta. 

Uma vez que você fique alerta sobre ele, a vida em sua totalidade se torna diferente. Você pode permanecer no mundo e fora dele porque você está sempre em contato com o seu centro. 

Você pode passar por um terremoto e permanecer imperturbável porque nada toca você. 

No Zen eles têm um ditado que diz que um mestre Zen que tenha alcançado o seu centro interior pode passar por um riacho, mas a água (*) nunca toca seus pés . Isso é belo. 

(*) Nota: a "água" é a representação das emoções. 

 Não quer dizer que a água nunca toca seus pés - a água vai tocá-los -, refere-se a algo sobre o mundo interior, o profundo interior. Nada o toca, tudo permanece fora, na periferia, e o centro permanece intocado, puro, inocente, virgem. 


Osho, em "Living Tao" 

Fonte: www.palavrasdeosho.com 

Está mais do que na hora de cada um tirar uns minutos por dia e praticar o silêncio, praticar o mergulho interior, até que se sinta completamente invulnerável... em seu centro, em sua Luz - na Paz do EU. 

Não estou querendo dizer com isso que, caso aconteça algum fenômeno natural como terremotos, enchentes, vulcões, furacões, etc.... nada possa acontecer (fisicamente) com alguem que permaneça em seu centro... Mas, tudo acontecerá 
( ou não..) de forma tranquila, sem traumas, sem medo e na certeza de que  TUDO ESTÁ NA MAIS PERFEITA ORDEM DIVINA. 
"A morte não existe, o que existe é uma mudança de endereço cósmico" 
(Maharish) 

 Portanto, pratiquemos.... respiração e o silêncio interior, permanecendo em nosso centro - permanecendo na Luz da Presença EU SOU.  As lições nos são passadas, mensagem, após mensagem... praticamente em todas que posto neste Blog. Mas, não basta apenas ler - isto é vicio mental, isto é ego fingindo ser espiritual. É preciso ler, sentir, compreender e praticar. Sem dar o primeiro passo, nada acontece e não se chega a lugar nenhum. 


MEDITA-AÇÃO - é o Amor, a Força e a Sabedoria em ação. 

Um Mestre disse certa vez, acho que Saint Germain no "Livro de Ouro", que se apenas uma pessoa estiver realmente centrada em meio a uma grande catástrofe, ela, sozinha, em silencio e centrada na Luz, pode atenuar a situação e o medo das pessoas.... Isto é um grande Serviço à Luz e à todos. 

Há muitos anos os avisos da mudança, e consequente limpeza individual e planetária, estão pipocando em livros, mensagens e até em filmes. Desde a Convergência Harmônica, tudo se intensificou... e isso foi em 1987 - ha 24 anos! Portanto, nada é surpresa, nada é "o fim do mundo". Pode ser o fim do mundo como o conhecemos até hoje, mas, como bem diz um amigo meu, para se fazer um omelete há de se quebrar alguns ovos.... e entender que os "ovos quebrados" tambem se propuseram à isso. Se auto-convocaram para este momento ( à niveis internos, claro - pois quase sempre a consciência não tem acesso ao plano divino da alma/espirito... no máximo, tem uma intuição.) já foi dito em diversas mensagens, que somos Faróis de Luz... - pelo menos foi o que nos propusemos a ser antes de nascer... 

 Portanto, acendamos nossa Luz! 
E isso se consegue com prática, ritmo e determinação. 
Pois, por mais "apagadinha"que possa estar, todos a tem.

23 março, 2011

Despreocupação


Deus não gosta de ver seus filhos se preocupando com assuntos menores. Onde há tensão, há peso. Onde há peso, não pode haver voo. Ele quer nos ver como anjos na terra que, mesmo tendo que tocar os pés no chão sujo, permanecem além de tudo que causa dano. Quando largamos as pedras e começamos a pegar as jóias, passamos a lidar com a matéria-prima divina. Assim os filhos se tornam como o Pai, cuja mente só abriga aquilo que é elevado.”

OBS: Despreocupação não é ser alienado com as próprias ações e consequências.  Despreocupar-se é permitir que a mente encontre uma solução sensata e coerente sem precisar (pré)ocupar a mente com sentimentos de angústia para encontra-la.  - Rani :-D

16 março, 2011

Passo a passo para atrair boas energias - Zibia Gasparetto

Passo a passo para atrair boas energias

Seu espírito guarda dentro de si tudo o que precisa para conquistar progresso e bem-estar
Por Zíbia Gasparetto

Sempre repito que cultivar pensamentos positivos atrai boas energias e ajuda a viver melhor. Porém, muitos reclamam comigo, dizendo que tentaram e, ainda assim, não obtiveram o que queriam. Pudera: para movimentar as energias e fazer acontecer o que
desejam, não basta fazer afirmações. É preciso estar conectada com seu mundo interior e ligar-se com as leis cósmicasque regem as forças do universo.
De nada adianta repetir frases afirmativas e continuar infringindo os princípios básicos das leis divinas - conservando a mágoa, a mesquinhez, o desejo de vingança... Isso é renegar suas qualidades de espírito eterno e, consequentemente, as imensas possibilidades do seu potencial.
Afirmações positivas só funcionam quando você está centrada em seu mundo interior e respeita os princípios das leis espirituais. Assim, apenas surtem efeito quando proporcionam o bem de todos os envolvidos. Já conectar-se à sua alma significa sentir o que vai em seu íntimo, evocando o bom senso que Deus colocou dentro de cada ser.
Um início promissor para a conquista do seu poder interior? Observar seus pontos fracos - mas sem críticas, deixando o julgamento de lado tanto para suas atitudes como para as dos outros. Ou seja, jogar fora toda a ilusão e ter a ousadia de se ver como você é: alguém que, apesar das conquistas e qualidades, tem dado importância a coisas que dificultam seu progresso. Trata-se de um encontro consigo mesma.
Não tem a ver com religiões nem rituais, mas com os princípios das leis eternas que funcionam no sentido de nos conduzir ao equilíbrio. Ora, você foi criada à semelhança de Deus. Logo, seu espírito guarda dentro de si tudo o que precisa para conquistar progresso e bem-estar. Se isso não está acontecendo, atenção ao que vai em seu coração e em como lida com os acontecimentos do dia a dia.
Quando você deseja se libertar de uma situação complicada - um relacionamento difícil ou um problema para o qual não vê saída -, antes de fazer uma afirmação positiva em favor da melhor solução é preciso entrar no seu mundo íntimo e buscar o caminho
da purificação. Mesmo que se julgue uma vítima da maldade alheia ou das circunstâncias, exima-se do julgamento, entregue a situação nas mãos de Deus.
Diga que não deseja mais ter em seu coração tanta dor, que não deseja mais se limitar e precisa encontrar a paz. Coloque sua vontade nesse pedido e, quando sentir que está mais calma, faça as afirmações positivas visando não apenas o seu bem, mas também o de seus desafetos.
Proceda assim durante vários dias, até sentir-se totalmente em paz. Confie na sabedoria divina e, quando aquela voz sabotadora aparecer trazendo desconfiança, não lhe dê importância. Mantenha seu pensamento firme na fé. Estou certa que você terá sucesso.
E, conforme for conseguindo seus objetivos, desenvolverá um método próprio de ligar-se com seu mundointerior – que é a única forma de tornar-se uma pessoa centrada, equilibrada, segura, que sabe como enfrentar todos os desafios que a vida lhe trouxer.
A purificação de suas atitudes trará grandes benefícios. Abrirá as portas das bênçãos espirituais que Deus tem a dar para todos os seus filhos. E Ele o faz de forma simples, mas verdadeira e eficiente, ensinando o caminho mais curto para a felicidade.
A confiança de que você não está só e há uma força superior que rege nossos destinos e cuida do nosso bem-estar traz harmonia e paz.

14 março, 2011

Equinócio de Outono

Equinócio de Outono

Dia 20 de março, é  início do outono e com ele a fase das reflexões.
Oportunidade de reavaliar tudo:De deixar o velho partir.
De exercermos o desapego.
De nos libertarnos das amarras que nos aprisionam.
Do novo chegar.

Celebrações são ritos de passagem. Marcam o final de um ciclo e o começo de outro, nos situam no contexto do todo, inserem nosso micro-cosmo pessoal dentro do macro-cosmo Vida.

Nos convidam a olhar para trás, para o ciclo que está finalizando, e descobrir o que aprendemos, quais foram nossos erros e nossos acertos; e nos dão informação sobre o próximo ciclo, sugerindo como deveremos agir, quais deverão ser nossos próximos passos.

Prestar atenção nos ciclos, entendê-los, honrá-los e celebrá-los é extremamente terapêutico. Essas práticas restabelecem a conexão com nós mesmas, nos dão alegria, paz e tranquilidade.
Recuperar essas tradições de passagem, esses ritos e celebrações, essa forma de contar o tempo, só depende de nós.

O Equinócio de Outono é o período de dia e noites iguais marca o inicio do descanso do Sol, e a época da colheita, para ceifar aquilo que semeamos no Equinócio de Primavera.

A abundancia da colheita está presente, mas assim também o senso de preparação e do armazenamento para o frio e escuro inverno, e para a transformação da natureza.

É tempo de entrarmos em nosso interior e de nos prepararmos para sobreviver, física e espiritualmente, durante os meses de inverno.

Na celebração do Equinócio de Outono, é importante que cada pessoa dê fim a algo que esteja deixando em sua vida, alguma emoção ou padrão de hábito que deseja que morra nessa época. Após isso, poderá fazer preces de gratidão pelo que lhe tenha sido dado através da colheita e da abundância da Terra.

É o período da colheita, quando podemos reunir as recompensas por nossos esforços.

Em um ritual de equinócio, deve-se  trabalhar a imaginação mental e as novas idéias para o próximo ano. Nossos desejos e imagens surgirão como novas sementes quando da chegada da primavera.